Olá, tudo bem?

No texto anterior vimos as noções iniciais do Bitcoin. No presente veremos como comprar e vender o Bitcoin.

O Bitcoin foi criado para ser um sistema de pagamento peer-to-peer (P2P), isto é, de pessoa para pessoa, sem necessitar de um terceiro, a exemplo de instituição financeira.

Assim, a primeira forma pensada para a negociação de Bitcoin foi a direta entre duas pessoas. Quem quer vender o ativo e quem quer comprar se encontram e realizam a transação. Nessa transação, pode-se comprar Bitcoin utilizando moeda fiduciária, a exemplo do Real, Dólar, como também utilizando outra criptomoeda para fazer a troca.

A aproximação entre vendedor e comprador de Bitcoin pode acontecer presencialmente ou através de plataformas on line.

Infelizmente, no Brasil não é seguro o encontro físico entre comprador e vendedor, pois não se tem certeza quem estará em uma das pontas, isto é, se em alguma das pontas pode estar um golpista ao invés de um legítimo comprador ou vendedor.

Se você conhecer alguém que negocie Bitcoin presencialmente, poderá fazer a transação sem problema.

Atualmente fica mais fácil e seguro fazer a compra P2P através de plataformas na internet. Há várias plataformas hoje em dia. Essas plataformas aproximam quem quer negociar Bitcoin, ou seja, quem quer vender e quem quer comprar.

Quero fazer um alerta antes de continuar. Listarei aqui algumas plataformas P2P de forma meramente exemplificativa, porém não tenho como recomendar o seu uso, já que ainda não utilizei nenhuma dessas plataformas.

Plataformas como a LocalBitcoins, Catálogo P2P, entre outras, conforme dito acima, aproximam quem quer negociar Bitcoin. Algumas dessas plataformas aproximam pessoas que queiram negociar outros tipos de criptomoedas também.

Nessas plataformas a pessoa acessa, faz um cadastro e segue as instruções para a compra ou venda do Bitcoin.

A operacionalização nessas plataformas costuma ser bastante intuitiva, simples. Nesses sites costuma ter um tutorial explicando o passo a passo, desde a realização de cadastro até a concretização da negociação.

Uma outra forma de transacionar Bitcoin é através de Corretoras. São empresas especializadas em negociações de criptomoedas. Há corretoras nacionais e estrangeiras.

Nas Corretoras a pessoa faz um cadastro e, ultimamente, tem sido obrigatório além do cadastro, o envio de documentos pessoais. Perceba que aqui entra um terceiro, que é a corretora.

Na corretora você faz um depósito, geralmente em moeda fiduciária, e na plataforma da corretora dá a ordem de compra da criptomoeda. O inverso também é feito pela plataforma, isto é, a venda do Bitcoin para Real, no caso do investidor domiciliado no Brasil, e a transferência da moeda Fiat para a conta bancária do cliente.

Há, ainda, corretoras descentralizadas. Porém, essas serão objeto de outro vídeo.

Perceba que é bastante simples comprar e vender Bitcoin. Basta você se familiarizar com os procedimentos. Pode comprar e vender diretamente com uma pessoa, o P2P, ou pode fazer as transações através de Corretoras.

Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários.

Você também pode assistir ao vídeo que deu origem ao presente artigo clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Criado por WP RGPD Pro