Introdução ao Bitcoin para leigos

Bitcoin para leigos

Hoje falarei sobre o Bitcoin. Esse texto foi pensado para quem ainda não conhece o Bitcoin e tem vontade de saber sobre essa criptomoeda que está cada vez mais conhecida.

Você sabe o que é o Bitcoin? Quando surgiu o Bitcoin? É seguro? Essa e outras perguntas costuma passar pela cabeça de quem está entrando em contato com o Bitcoin.

O que é o Bitcoin?

Em 2008, Satoshi Nakamoto publicou o paper descrevendo o que é e como funciona o Bitcoin. Em janeiro de 2009 começou a circular a criptomoeda, com a mineração do bloco Gênesis.

Em janeiro de 2009 ocorreu a primeira transação. Satoshi Nakamoto e Hal Finney realizaram essa primeira transação.

Não se sabe quem realmente é Satoshi Nakamoto. Pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas. Não se sabe. E isso tem um propósito, pois o objetivo foi criar uma moeda sem vinculação a uma pessoa ou a uma empresa. E isso torna moeda menos suscetível a ataques de governos.

O Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada de código aberto. De acordo com a descrição contida no paper assinado por Satoshi Nakamoto, o Bitcoin é “um sistema de transações eletrônicas, sem depender de confiança. […]É uma versão puramente peer-to-peer de dinheiro eletrônico”.

Essa versão peer-to-peer de dinheiro permite que pagamentos sejam enviados diretamente de uma parte para outra, sem passar por uma instituição financeira, ou seja, por um terceiro.

Foi a primeira vez na história que se apresentou uma proposta que efetivamente funcionou contra o gasto-duplo com a utilização de uma rede peer-to-peer. “A rede insere data e hora nas transações através de um hash em uma cadeia contínua de prova-de-trabalho à base de hash, formando um registro que não pode ser alterado sem refazer a prova-de-trabalho. A cadeia mais longa não só serve como prova da sequência de eventos testemunhados, mas prova de que ela veio do maior pool de CPUs”, de acordo com o paper do Bitcoin.

Esse poder computacional e o tamanho da rede geram o valor do Bitcoin, tendo sido resiliente aos ataques de hackers do seu surgimento em 2009 até os dias de hoje.

E cada vez mais pessoas se interessam pelo Bitcoin, antes restrito aos círculos de pessoas envolvidas ou interessadas por tecnologias e criptografia.

O que é blockchain?

A blockchain é um livro-razão compartilhado e imutável usado para registrar transações, rastrear ativos e aumentar a confiança.

A blockchain do Bitcoin é pública, podendo ser baixada por qualquer pessoa para verificação das transações realizadas. Na blockchain todas as transações ficam registradas de forma imutável.

Tecnologia de livro-razão distribuído: Todos os participantes da rede têm acesso ao livro-razão distribuído e ao seu registro imutável de transações. Com esse livro-razão compartilhado, as transações são registradas somente uma vez, eliminando atividades duplicadas.

Registros imutáveis: Nenhum participante pode alterar ou corromper uma transação depois de seu registro no livro-razão compartilhado. Se um registro de transação incluir um erro, uma nova transação deverá ser incluída para reverter esse erro e ambas as transações serão visíveis.

O que é mineração?

A mineração é um processo utilizado para disseminar todas as novas transações válidas para os computadores da rede. Desta forma, o computador que realiza todo esse processo recebe uma quantidade de Bitcoins como recompensa pelo trabalho.

O Bitcoin funciona através da prova de trabalho (proof-of-work), que envolve força computacional para a mineração dos blocos.

Incentivo da rede Bitcoin

         A blockchain do Bitcoin tem funcionado adequadamente porque todos os envolvidos na mineração são pessoas boas e honestas?

         É claro que não. O que responde pela confiabilidade da rede é o incentivo dado pelo sistema. No sistema do Bitcoin, o incentivo maior para o minerador é seguir as regras, minerando e inserindo os blocos corretos na blockchain, do que tentar fraudar a blockchain.

         Seguindo as regras, o minerador recebe recompensas, que envolve um determinado valor em Bitcoin (nova moeda inserida através da mineração, dentro do programado no sistema) mais as taxas pagas pelas pessoas que realizaram as transações na rede.

         No canal do Youtube você encontra o vídeo sobre este tema. Clique aqui para assistir.

        

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Criado por WP RGPD Pro