Por que fazer a custódia de criptomoeda?

            Nos últimos anos tem se falado bastante em criptomoedas como forma de investimento. E tudo indica que a tendência é de se falar ainda mais. A criptomoeda mais famosa é sem dúvida o Bitcoin. Quando este alcança o pico de valorização, os noticiários tradicionais estampam esse fato nas manchetes.

            É evidente que o preço é um fato importante, sendo este ponto talvez o que mais chame a atenção para as criptomoedas. Porém, o aspecto mais relevante das criptomoedas é a possibilidade de se fazer a custódia deste ativo sem depender de um terceiro.

            Quando você abre uma conta bancária e deposita moeda fiduciária (Ex.: Real, dólar etc.), esta fica na custódia do banco, em um contrato de depósito. Por este contrato, o banco depositário se obriga a devolver o valor depositado quando solicitado, com o desconto pelo serviço, é claro.

            Porém, e se o banco quebrar? Se por algum motivo houver uma ordem de bloqueio do ativo? Você não receberá o receberá de volta. Alguns argumentarão que há um seguro dos valores depositados em contas bancárias. Sim, há, porém há um limite para a cobertura e o recebimento do valor do seguro é burocrático e demorado.

            Enquanto o ativo (moeda, por exemplo) estiver na posse direta de outra pessoa ou instituição, você terá apenas um papel (contrato) que informa os seus direitos e obrigações, mas não terá o ativo até que o depositário lhe devolva.

            O Bitcoin veio como uma quebra de paradigma. Criou-se a possibilidade, pela primeira vez na história criptográfica, de uma moeda digital sem o problema do duplo gasto. Além disso, a rede descentralizada foi criada com incentivos para que os envolvidos zelem pela manutenção da rede e, quanto maior a rede, mais forte fica a moeda.

            Um outro aspecto importante, que é o foco do presente artigo, é a possibilidade de realização da própria custódia. Sim, como era costume dos antigos (só que ao invés de você guardar o dinheiro no colchão, você armazena na blockchain), é possível você armazenar as suas moedas, sem depender de um terceiro para tanto.

            E isso lhe traz uma liberdade impressionante, não vivenciada pelas pessoas que se acostumaram em entregar a custódia do seu dinheiro aos bancos. A custódia de dinheiro nos bancos é tradicionalmente realizada por questão de segurança. Em país como o Brasil, não é seguro ter uma certa quantidade de dinheiro em casa.

            Independente do valor que você tenha em Bitcoin, a própria custódia do ativo é mais simples do que a custódia de ativos como ouro ou prata. Pois, como os ativos ficam sempre na rede, você só precisa carregar consigo as seeds da carteira para recuperá-la através de uma hard wallet ou carteira no computador.

            Hoje está relativamente mais fácil de fazer a custódia dos seus ativos de forma segura do que há anos. Para diminuir o risco de hack, recomenda-se colocar seus ativos em carteiras off line, com a adoção de outras camadas de proteção, a exemplo da utilização de uma passphrase. No mercado há várias delas, a saber: Ledger, Trezor, Coldcard etc.

            A hard wallet serve para armazenar a sua chave privada. Quem detiver essa chave, terá acesso aos fundos. Por isso, é de suma importância armazenar a chave privada com todo o cuidado possível. A maioria das hard wallets ficam a maior parte do tempo off line, só sendo conectada ao computador ou a outro device no momento da assinatura da transação.

            Existem ainda hard wallets que nunca se conectam diretamente à internet, totalmente air gaps. Essa são melhores, pois possuem maior segurança da chave privada. Um exemplo de hard wallet air gap é a Coldcard.

Hard Wallet Air Gap para Bitcoin – Por que fazer a custódia de criptomoeda?

            Com a custódia da moeda, vem a responsabilidade de armazenamento da chave privada. Se você perder a chave privada ou se alguém tiver acesso a elas, você perderá os seus fundos. Se perdeu (esquecer as seeds) a chave e não as tiver armazenadas em algum local seguro, você não terá como acessar os seus fundos.

            Porém, a custódia te dá a tranquilidade de acesso aos seus fundos a qualquer momento, sem restrições arbitrariamente impostas por terceiros, a exemplo do que acontece com as instituições financeiras. E quando você vivencia isso, compreende a importância da própria custódia dos seus ativos.

            Um outro aspecto importante relacionado à custódia das suas criptomoedas é o de evitar comprar fundos supostamente lastreados em Bitcoin ou outra moeda criptográfica. Se você quiser comprar Bitcoin, compre-o para fazer a própria custódia diretamente de outra pessoa confiável através do P2P, ou em corretora centralizada mesmo.

            Não se recomenda adquirir fundos de criptomoedas, pois nesse mercado é geralmente onde acontecem os golpes. Não se está dizendo que todos os fundos de criptomoedas são golpes, mas os golpistas se apropriam dessa ideia, que é mais comum à maioria das pessoas, para aplicar os golpes.

            Quem ingressa em um fundo desse tipo, fraudulento, recebe apenas um papelzinho colorido informando a quantidade de criptomoeda que supostamente adquiriu. Porém, muitas vezes, o fundo não compra nenhuma moeda e quando o cliente solicita o saque depois de um tempo, percebe que caiu em uma cilada porque não consegue recuperar sequer o dinheiro inicialmente depositado, muito menos a valorização do período.

            Desconfie também de produtos que prometem rendimentos vultosos em um ativo tipicamente volátil, como o é o Bitcoin.

            Para evitar cair em golpes dessa natureza, só há um caminho. A aquisição da própria moeda, seja através de P2P ou de corretora, com a transferência desses fundos para a sua carteira de criptomoeda. Lembre-se, você só terá a garantia de possuir aquele ativo quando este estiver em sua carteira de criptomoeda.

            Pesquise, leia mais sobre o tema. Experimente comprar um pouco de criptomoeda, de preferência o Bitcoin, e aprenda na prática como funciona a custódia desse tipo de ativo. É a melhor maneira de aprender sobre o tema e perder eventual medo de ingressar nesse mundo da criptoeconomia.

Recomendo, para um aprofundamento em carteiras e custódia de criptomoedas a assistir aos vídeos do canal Bitcoinheiros. Lá você encontrará diversos vídeos com excelente qualidade técnica sobre wallets de critpomoedas, em especial sobre carteiras para Bitcoins. Pode começar por esse vídeo bastante esclarecedor sobre o tema: Guia de Carteiras Bitcoin 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Criado por WP RGPD Pro