Virtualização do escritório de advocacia

Virtualização do escritório de advocacia

            O ano de 2020 impôs um desafio para os escritórios de advocacia no Brasil, independente do seu tamanho. A quarentena obrigatória em todos os estados, bem como o funcionamento apenas remoto dos tribunais, obrigou os escritórios e os profissionais da advocacia a repensarem a forma das suas atividades.

            Essa realidade acelerou a necessidade de virtualização dos serviços de advocacia. Quem estava mais adiantado nesse aspecto conseguiu se adaptar com mais rapidez e enfrentar o desafio de advogar durante a quarentena da pandemia do COVID-19.

            Planos de médio e de longos prazos de virtualização dos serviços advocatícios tiveram de ser acelerados. A virtualização dos serviços é um fato irreversível e quem não se adaptar a ela com rapidez estará fadado a estar fora do mercado.

            Infelizmente, nos cursos de direito, não somos ensinados ou treinados a olhar a advocacia como um negócio. Até a disciplina de prática da advocacia não consegue apresentar para o aluno a realidade dos operadores do direito, limitando-se, em muitos casos, a assistir às audiências e a fazer resumos do ocorrido nelas.

            O bacharel em direito, quando conclui seu curso, leva uma bagagem teórica interessante, porém, na prática, fica totalmente perdido, sem saber como realizar atendimentos dos clientes, como apresentar seu trabalho, como montar o seu escritório de forma que possa ser financeiramente viável.

            A virtualização da advocacia não se limita a publicar um site do escritório ou do advogado. Claro que é importante ter um site no qual o escritório ou o causídico se apresenta, divulgando a sua especialidade e a sua equipe.

            O escritório virtual é uma ferramenta de apoio às atividades físicas. Geralmente digitaliza-se partes das atividades do escritório como suporte para as atividades físicas. A aquisição de clientes se faz de forma presencial e eventualmente online.

            Em resumo, a virtualização do escritório é um apoio, um complemento para as atividades presenciais, permanecendo o atendimento presencial como a principal forma de interação com os clientes.

            Durante a pandemia ficou mais evidente a necessidade de criar a cultura de atendimento à distância do cliente por vários canais, a exemplo de e-mail, WhatsApp, Telegram, teleconferência, assinatura de documentos online etc.

            Ficou evidente a necessidade de fornecimento de web service na advocacia. O escritório que não conseguiu ofertar serviços pela internet para novos clientes ou para clientes antigos praticamente parou as suas atividades durante a quarentena, amargando assim enormes prejuízos e, a depender da monta do prejuízo, o escritório quebrou.

            Um passo além da virtualização do escritório é a digitalização. Esse tema será tratado em um post próprio em razão das suas características e da sua importância.

            Se você ainda não tem uma presença profissional na internet, não fique parado. Implemente o seu projeto de virtualização do seu escritório na internet, em especial através de um site bem feito, amigável para o cliente. Não se limite apenas às redes sociais e não faça a sua divulgação de forma amadora. Lembre-se, claro, de observar sempre as regras éticas do Estatuto da OAB.

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